Ambulatório de Linguagem Infantil

CLÍNICA INFANTIL A

– Professora responsável: Dra. Tatiana Bagetti (CRFa 1-8319-3)

Crianças de 2 aos 12 anos

A aquisição da linguagem no sentido amplo refere-se a qualquer forma de expressão de ideias, emoções, sentimentos, necessidades e pedidos… Já no sentido estrito, diz respeito a aquisição de uma língua pela criança (geralmente a língua que a criança está inserida). A aquisição desta habilidade depende de inúmeros fatores, como interacionais, biológicos, emocionais e familiares… Muitas crianças desenvolvem as capacidades de linguagem de forma natural e espontânea, por meio de interações com suas famílias e com o meio em que vivem. No entanto, existem crianças que possuem dificuldades neste processo…Algumas possuem dificuldades na comunicação de forma mais geral, outras possuem dificuldades em uma ou mais aspectos da linguagem oral, enquanto, outras possuem dificuldades de fala e/ou alterações relacionadas a aprendizagem. O ambulatório de linguagem infantil atende crianças de 2 a 12 anos e suas famílias, com queixas de comunicação, fala, linguagem e/ou aprendizagem. Focamos em uma abordagem visando a saúde, um olhar integral à criança, seu contexto e sua família.

Na Clínica-Escola de Fonoaudiologia da UFF são oferecidos os seguintes procedimentos:

• Acolhimento (às crianças e famílias)

• Atividades em educação em saúde, voltadas para famílias das crianças

• Avaliação da comunicação infantil

• Tratamento/intervenção de aspectos relacionados à comunicação infantil, com ênfase na linguagem oral, escrita e fala

• Contato e interlocuções com outros profissionais de saúde e educação

CLÍNICA INFANTIL B

– Professora responsável: Dra. Tatiana Bagetti (CRFa 1-8319-3) e Dra. Gisele Gouvêa (CRFa 1-13931-2)

Crianças de 2 aos 12 anos

O desenvolvimento infantil envolve múltiplos aspectos que caracterizam suas etapas, entre tais aspectos são característicos os marcos de aquisição que possibilitam o desenvolvimento da linguagem oral e escrita. No entanto, em algumas crianças esses processos de aquisição podem sofrer alterações, seja por influência de fatores internos (biológicos) ou por fatores externos (meio social) que podem modificar o percurso da aquisição. Nesses casos, a fonoaudiologia atua na área de linguagem infantil buscando auxiliar no seu desenvolvimento.

Na Clínica-Escola de Fonoaudiologia da UFF são oferecidos os seguintes procedimentos:

• Acolhimento (triagem, anamnese específica infantil e orientações)

• Avaliação específica infantil

• Estimulação da linguagem (oral e escrita)

• Intervenção dos aspectos da linguagem (oral e escrita)

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