O curso de graduação em Fonoaudiologia tem em seu currículo atividades de ensino, extensão e pesquisa. O ensino corresponde às disciplinas obrigatórias e optativas desenvolvidas em salas de aula, laboratórios, unidades de saúde, escolas da rede pública e também na Clínica-Escola de Fonoaudiologia. Atualmente, a Clínica-Escola possui 12 ambulatórios que oferecem atendimento gratuito à população, sob supervisão de professores, e possibilita o aprendizado dos estudantes do último ano do curso.
Os projetos de pesquisa são ações desenvolvidas com o objetivo de fomentar as atividades de pesquisa dentro da universidade e contribuir para o avanço do conhecimento científico na área fonoaudiológica e melhorar a qualidade do cuidado fonoaudiológico oferecido. São desenvolvidas por meio dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) ou de programas de Iniciação Científica.
A extensão visa criar uma relação entre a comunidade e a universidade. Para isso, são desenvolvidas ações que possibilitem essa troca de conhecimentos.